Morte de Bagres assusta moradores do Passo de Torres

Publicado em 24/02/2018 às 03:41 - Atualizado em 24/02/2018 às 03:42

No dia 21 de fevereiro a SEMMA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Passo de Torres SC, recebeu inúmeras denuncias referente à mortandade de peixes no Rio Mampituba, especificamente de Bagres. No município vizinho, Torres RS e a Polícia Ambiental do RS também receberam denuncias semelhantes. Dessa forma, dia 22 de fevereiro a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Passo de Torres, representada pelo Secretário Roger Maciel, representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Torres RS, do Comitê da Bacia do Mampituba, da Colônia de Pescadores de Torres RS e a Polícia Ambiental do Rio Grande do Sul, reuniram-se para organizar e realizar vistoria no Rio Mampituba, afim de buscar respostas para tal fato. A Polícia Ambiental disponibilizou 2 barcos e 1 helicóptero para a ação. Num dos barcos, onde estavam presentes o Tenente Gabriel, o Sargento Matias e o Secretário do Meio Ambiente do Passo de Torres SC Roger Maciel, durante a ação no Rio Mampituba, foram observados alguns Bagres de tamanho médio nadando lentamente, como se estivessem tontos ou intoxicados, também foram encontrados alguns bagres mortos no trecho da ação, além disso, relatos de pescadores que foram abordados na encosta do Rio, também disseram terem vistos bagres mortos, porém atualmente em pouca quantidade. No final da ação houve um encontro das duas embarcações para discutir as possíveis causas das mortes dos bagres, uma das causas, porém pouco provável seria a salinidade elevada do Rio Mampituba devido à ação das marés, ocasionando a morte principalmente dos bagres juvenis, porém por se tratar de um evento pontual que ocorreu em poucos dias, há uma grande possibilidade de que algum produto químico (agrotóxico) possa ter causado tal mortandade. Para ter um diagnóstico mais preciso, foram feitas coletas de água e capturados bagres mortos para analises laboratoriais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Passo de Torres, também fará coleta da água para analise, investigando a presença de agrotóxico na água.  O Secretário Roger Maciel ainda destaca que “São ações como essa que fortalecem ainda mais a busca por soluções ambientais que melhorem a qualidade de vida dos animais e um dos bens mais preciosos para a vida, à água”.